Nicolly Bueno

Nicolly Bueno
CONTATO: editorabueno@hotmail.com

quarta-feira, 12 de abril de 2017

II Antologia Poética do Prêmio Vinícius de Moraes, edição 2015


APRESENTAÇÃO
Por Nicolly Bueno*

“E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude”.
(Vinícius de Moraes)

Reverenciar Vinícius de Moraes, nosso “poetinha” brasileiro que fez da própria vida e do seu próprio tempo, princípios norteadores da sua trajetória como exemplo de plenitude humana é, para nós, honra e glória.
Honra em tê-lo como referência de alguém que não teve medo de amar, de sofrer, nem tampouco de se aventurar. Uma aventura que se tornou sinônimo de coragem em expressar sentimentos ambíguos, subversivos e completamente contraditórios. Sentimentos tais que o fizeram eterno poeta dos versos e da alma que ele mesmo desconhecia.
Glória por nos ensinar que a vida nada mais é do que esta excitante ventura em busca da sonhada felicidade a que todos nós almejamos. Felicidade que deixamos de lado quando o medo é maior que a ousadia de se viver o que cultivamos dentro de nós. Vinícius de Moraes era autêntico, polêmico, às vezes, impetuoso com suas virtudes, sua realidade e o seu jeito singular de ser o que sempre foi: um boêmio legítimo avesso à moralidade social.
Esta segunda antologia poética do Concurso de Poesias – Prêmio Vinícius de Moraes só foi possível devido ao apoio incondicional dos meus amigos acadêmicos Aparecido de Melo, Ada Roque, Ari Florentino da Silva e Arlinda Garcia de Oliveira Marques. Escritores que sempre dão vida aos meus sonhos, compartilhando ideias, incentivando-me a prosseguir neste caminho ingríme, porém, imensamente gratificante.
Nossa gratidão se estende, ainda, ao prefeito Jorge Duran Gonçalez e ao secretário de educação Sebastião Erculiani, ambos colaboradores do nosso trabalho.
Aos poetas desta Antologia deixamos o nosso incentivo, o nosso carinho, respeito e principalmente a nossa alegria em proporcionar este reconhecimento e a valorização do talento de cada um. Que seus versos sejam infinitos, tanto quanto o amor que todos cultivam pela nobre arte de compor versos, de expressar sentimentos e desnudar a alma humana.
Neste livro estamos dando vida ao que cada poeta sentiu, pensou, viveu... Uma missão difícil no sentido de não deixar de lado o que é essencial de acordo com a sensibilidade poética de cada participante. Aqui não existem vencedores, pois todos souberam se destacar por suas singularidades, seu modo especial de olhar o mundo, recriá-lo e de nos oferecer de modo tão sublime a poesia como humanização social.
Enquanto integrante da Comissão Organizadora nosso desejo é o de contar com a participação de todos novamente no III Prêmio Vinícius de Moraes, edição 2015.
Que o amor do nosso poetinha Vinícius de Moraes nos sirva de inspiração, encorajamento e pleno deleite da arte de viver a vida como ela sempre deve ser vivida: intensa e infinitamente enquanto dure.

Obrigada a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário