Nicolly Bueno

Nicolly Bueno
CONTATO: editorabueno@hotmail.com

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Resenha literária do romance LILA

 Por Nicolly Bueno

     Escritora e poetisa já por demais conhecida em nosso meio literário, Arlinda Garcia de Oliveira Marques traz, agora, para o nosso deleite, um novo livro, desta feita, um romance chamado Lila, no qual a autora se movimenta com maestria e nos impressiona pela capacidade surreal de dar vida às suas personagens.
     É uma leitura que nos prende do começo ao fim, nos incita a querer sempre mais, à medida que a narrativa evolui incrementada com o toque poético de Arlinda e de seu amor incondicional pelo próximo, pela sociedade, pelas surpresas que a vida nos proporciona.
     Aliás, a narrativa de Lila e a história de Arlinda se fundem e se confundem, redimensionando, desse modo, a significação da sua produção literária. O entrelaçamento literário da personagem Lila e de sua autora nos faz acreditar em um mundo melhor e mais humano, tal como Arlinda sempre sonhou e lutou.
     Para mim, editar o primeiro romance de Arlinda Garcia é mais do que um orgulho: é uma honra. Sinto-me lisonjeada com a tarefa que me fora confiada, apesar das dificuldades, da insegurança inicial e dos desafios que naturalmente foram surgindo.
     Com o livro em mãos, lembrei-me de uma citação muito conhecida de Nietzsche que diz “nada é tão nosso quanto os nossos sonhos”. Arlinda sonhou e ainda sonha. Mais que isso, com sua paciência e persistência, realiza todos os seus sonhos, sem perder sua simplicidade e sua grandeza de alma. 
     Lila possui uma originalidade poética identificada a cada capítulo, encerrando a obra com aquela sensação de dever cumprido. Trata-se, pois, de um romance escrito há trinta anos, que coloca em evidência o modelo familiar tradicional, baseado nos bons costumes, na boa conduta humana de se viver e de se relacionar. Lila nos ensina, sutilmente, a importância de se lutar por nossos sonhos, de conquistar nosso espaço com honestidade e de vencer com competência e dignidade. O romance nos mostra como é possível conviver em sociedade, de maneira sadia para superar as barbáries da vida moderna.
     Arlinda Garcia de Oliveira Marques me conheceu há mais de dez anos, quando eu me enveredava pelos meandros da literariedade, sem pretensão de ser escritora e tão pouco, editora. Daí é que surgem a admiração e o amor que passei a cultivar pela amiga e escritora Arlinda, a qual contribuiu para eu ser o que sou, sempre respeitando as minhas escolhas e me incentivando a seguir o caminho do bem.
Agradeço à Arlinda pelo privilégio que me ofereceu por meio dessa edição de Lila, pelo aprendizado, pela amizade e por tudo o que esta vida ainda nos reserva.

* A autora é professora, escritora e editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário